Confirmada a exibição do documentário francês "A arte de ser Arrabal", dirigido por Bernard Léonard e Pierre Alexis de Potestad, ainda inédito na França, terá sua estréia no nosso evento: "Torre de Arrabal".
Gravado entre 2002 e 2009, o filme propõe um passeio na eterna Primavera de Fernando Arrabal. Entre seus 70 e 77 anos, as rugas que lhe marcam se aprofundaram, mas ele nada perdeu de sua juventude e ludicidade.
Sua criatividade faz com que seja permanentemente encenado no quatro cantos do mundo, portanto Fernando não tem tempo de envelhecer.
De Moscou a Buenos Aires passando por Jena e Paris, esse filme refaz os passos desse exilado que trocou suas raizes pelas pernas. Presente em todas as frentes artísticas, Arrabal nos lembra o papel do poeta diante do Mundo, que deve sempre ter a última palavra.
Bem, sinceramente, creio que Arrabal seja talvez o único autor contemporâneo que realmente compreenda as angustias, os problemas e as necessidade dos jovens encenadores de nosso tempo. Arrabal, autor Pânico de nosso tempo, é, creio, o pilar do teatro comtemporâneo. (Trecho extraído do Filme)
Em agosto de 2010 acontece, em Savador, o evento Torre de Arrabal. Um projeto onde as linguagens do teatro, cinema e artes visuais, se encontram para dialogar sobre a arte do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal.
O projeto engloba a Mostra de Cinema Arrabal, com a exibição de sua filmografia completa e com sua presença na abertura 10/agosto. Ainda a exibição de dois documentários sobre o dramaturgo: "Teatro de Titãs" de Fernando Beléns e "A Arte de Ser Arrabal"de Bernard Léonard e Pierre Alexis de Potestad. Contaremos ainda com uma instalação de artes visuais, onde haverá uma palstra do dramaturgo; e o espetáculo "Torre de Babel" que estréia 11/agosto no Teatro Martim Gonçalves, dia do aniversário de Fernando Arrabal, e com a presença do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário