Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Baal Babilônia


Eu te disse: - Primeiramente, honrar Deus acima de todas as coisas
E você me disse:  - sim
E eu te perguntei o que significava honrar Deus acima de todas as coisas.
E você me disse: - Significa que é preciso sempre honrar Deus acima de tudo.
E eu te disse:  - Ah! Depois eu te disse:  -Em segundo lugar, não blasfemar
E você me disse:  - sim 
E eu te perguntei o que significava não blasfemar.
E você me disse:  - Significa que não se deve nunca blasfemar.
E eu te disse:  - Ah!  E depois eu te disse:  Em terceiro lugar, guardar os domingos e festas de guarda.
E você me disse: - sim 
E eu te perguntei o que significava guardar os domingos e dias de guarda.
E você me disse: - significa que deve-se sempre guardar os domingos e dias de guarda

Um, dois, três. Sim.

E eu te disse: - Em quarto lugar, honrar seu pai e sua mãe
E você me disse: - sim 
E eu te perguntei o que significava honrar seu pai e sua mãe.
E você me disse: - significa que deve-se sempre honrar seu pai e sua mãe.
E eu te disse:  - Ah!  E depois te disse: - Em quinto lugar, não matar.
E você me disse:  - Sim.
E eu te perguntei o que significava não matar.
E você me disse:  - Significa que não se deve nunca matar.
E eu te disse:  - Ah!  E depois eu te disse: - Em sexto lugar, não fornicar.
E você me disse: - Sim.
E eu te perguntei o que signifcava não fornicar.
E você me disse: - Significa que não se deve jamais fornicar.
E eu te disse:  - Ah!

Quatro, cinco, seis. Sim.

E eu te disse: - Como?
E você me disse: - O quê?
E eu te disse: - Como isso, não fornicar?
E você me disse: - Não fornicando.
E depois você me disse: - Como diz o catecismo,
E eu te disse: - Ah!  E depois eu te disse: - Mas quando?
E você me disse: - Bem, nunca.
E eu te disse:  - Mas onde?
E você me disse:  - Bem, em todos os lugares.
E eu te disse: - Ah!  E depois eu te disse: - Ah!  E depois eu te disse: - é uma dessas historias de grandes pessoas? 
E você me disse: - Sim. 


Trecho de Baal Babilônia de Fernando Arrabal. Tradução: Marcelle Pamponet

Nenhum comentário:

Postar um comentário